Home

Banner%20Cursos

 

 

Uma experiência que tem se mostrado excepcionalmente eficaz, quando se fala em terceirização em larga escala, é a constituição de Condomínio de Empresas.

Como funciona? Em Linhas gerais funciona da seguinte forma.

Conceitos

Num conceito mais amplo, um Condomínio de Empresas é um conglomerado de microempresas, pessoas jurídicas, prestadoras de serviços (facções) de corte, costura, acabamento, customização, passadoria e embalagem, trabalhando em um mesmo espaço físico, preferencialmente o mais próximo possível da empresa terceirizadoras ou, até mesmo dividindo o espaço físico já existente na própria empresa, para uma mesma empresa ou quarteirizando, quando for o caso.

Objetivos

Aproximar facções da terceirizadoras, reduzindo custos e tempo de logística de corte, distribuição, reposições de partes com defeitos, acompanhamento produção, acompanhamento da qualidade dando homogeneidade a qualidade do produto e reduzindo os prazos de entrega.

Constituição

Constituição de uma Empresa de Prestação de Serviços gerida por um Síndico ou pela empresa Terceirizadora, para a Administração do Condomínio.

Instalações

Compartilhada entre as Empresas participantes do Condomínio.

Gestão

Através de um Síndico ou pela Gerência de Produção da empresa Terceirizadora, ficando a seu encargo a gestão contábil, manutenção ou contratação de limpeza, agua, energia, telefone, internet, cozinha, refeitório, estacionamento, etc.

Benefícios para a Empresa Gestora

A proximidade da Terceirização inúmeros benefícios a Terceirizadora tais como:

  • Redução considerável dos custos de logística.
    • Corte
    • Reposição
    • Separação
    • Distribuição
    • Produção
  • Fidelização das facções participantes.
  • Maior facilidade dos controles sobre o acompanhamento da produção e da qualidade.
  • Melhor prazo de entrega pelo controle efetivo e visual do andamento da produção.
  • Utilização de todo o staff já existente da empresa e já utilizados em outros modelos de Terceirização convencional.
    • Gerência de Produção
    • PCP
    • Engenharia de Produção
    • Gerência de Manutenção Mecânica
    • Gerência de Qualidade
    • Gerência de Customização
    • Passadoria
    • Embalagem
    • Expedição
    • Contábil
    • Financeiro

Benefícios para as Facções

A saída da informalidade, segurança patrimonial, física, contábil e financeira por si só já justificariam a aceitação dessa nova proposta de trabalho:

  • Ambiente de trabalho próprio para o desenvolvimento de melhor produtividade e qualidade, com iluminação e ventilação adequadas
  • Trabalho permanente
  • Maior proximidade da Terceirizadora provocando:
    • Menor custo benefício e maior velocidade no recebimento e entregas de cortes para confecções e de produtos acabados, já revisados e aprovados.
    • Reposições imediatas
  • Supervisão permanente da:
    • Produção
    • Qualidade
    • Manutenção Mecânica das máquinas e equipamentos.
    • Acompanhamento Contábil e Financeiro
    • Recebimentos planejados antecipadamente

É claro que existem inúmeras outras questões a serem discutidas antes de se planejar e executar um Condomínio de Empresas. A escolha dos participantes, por exemplo, deve ser cuidadosa e a escolha deve seguir critérios estritamente profissionais. Como toda inovação, o Condomínio de Empresas, depende para seu sucesso da credibilidade e de muita motivação para chegar a atingir seus objetivos e deve ser visto como uma extensão da área de produção de sua empresa gestora

O Condomínio de Empresas extrapola o conceito acima descrito, quando concebido como uma empresa de prestação de serviços de terceirização aberta ao mercado, virando um negócio próprio.

Temos aqui no Ceará algumas empresas que já estão adotando esse processo de trabalho (não confundir com Cooperativas) há bastante tempo com absoluto sucesso.

Consulte-nos de como, como e onde implantar seu Condomínio de Empresas.

Milton Saraiva Mota, é Consultor de “chão de fábrica” há 35 anos, atuante em todo território nacional, com algumas incursões na América Latina através da M&M Assessoria Técnica para Confecções
What’sApp – 55 85 9981 2066 Tel: 64 98431 4716
Email – mmtec.consultoria@gmail.com

Linkedin

Barra de empresas

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s