Home

Prezados (as) Senhores (as)

Esse é o momento de repensar sua empresa, seus processos e planejar o futuro de uma forma mais centrada na redução de custos, leia-se isto como, enxugamento da máquina administrativa e de produção, aplicação de novos processos e tecnologias produtivas, inclusive automação de processos e foco, principalmente FOCO na redução de custos.

Hoje, na maioria das empresas de confecções, o principal fator no aumento de custos são os desperdícios e perdas de matérias primas e aviamentos, causados por descaso ou imperícia no manuseio ou guarda desses produtos. (Má gestão, falta de treinamento ou de cobrança sistemática de uso de métodos e rotinas para cada caso) além de superdimensionamentos de setores e pessoas causadas por falhas de engenharia de produção que deve ser, em princípio quem faz o dimensionamento de cada setor, baseado num estudo de tempos e movimentos. Erroneamente ainda se acha que a Engenharia de Produção tem ingerência apenas na área produtiva, ledo engano, ela pode ser muito útil para dimensionar todos os setores e departamentos da empresa, esse deve ser seu objetivo.

Outro fator preponderante é a falta de foco e desvio do planejamento a curto e a longo prazo, com inserções de ações não planejadas no curso preestabelecido. Isso acontece quando as ações necessárias para o bom andamento da empresa não são pensadas e ordenadas dentro do período em que ocorre o processo de planejamento anual e global da empresa. Normalmente, nesse caso, são obras de infraestrutura muitas vezes necessárias e urgentes que são esquecidas. São chamadas de “variáveis incontroláveis” para as quais são necessárias soluções alternativas dentro do planejamento inicial e devem ser evitadas a todo custo já que, invariavelmente causam transtornos enormes e acabem afetando diretamente a produtividade da empresa.

Quando se fala em reduzir custos o primeiro pensamento é reduzir o quadro funcional. Não seria mais racional dimensiona-lo de forma a trabalhar sempre dentro de uma realidade em que em quaisquer circunstâncias (crise ou não) isso não fosse necessário? Ora, se a empresa consegue trabalhar com apenas um funcionário em determinada função durante um período de crise, porque ter dois ou três em outras ocasiões. É necessário que se faça um Mapeamento de Processos para determinar e dimensionar cada setor ou departamento da empresa.

É necessário que se pense em tirar vantagem da “crise”, isso mesmo. Pode-se usar a crise por exemplo para motivar todo pessoal, que se vêm ameaçados por ela, para conscientiza-los através de um esforço consciente, à produzirem mais e dessa forma contribuírem com uma maior produtividade e consequente redução de custos. Para isso os Líderes devem ser preparados e conscientizados da necessidade de fazerem uma gestão de suas Equipes de forma transparente e democrática com informações reais de como a empresa está no mercado, buscando o comprometimento das Equipes no resultado final que deve ser o de atingir os objetivos traçados.

Nossa empresa, M&M Assessoria Técnica para Confecções tem conseguido excelentes resultados no treinamento de Líderes para a gestão de Equipes de Produção, aplicando métodos convencionais e motivacionais com o uso da neurolinguística, automação de processos, humanização da produção, implantação do Sistema de Informações da Produção em Tempo Real, criando uma competitividade sadia entre as Equipes de Produção de forma a atingir e superar as metas estabelecidas.

Nosso trabalho ultrapassa o ”chão de fábrica”, criando Manuais de Métodos & Rotinas para todos os setores da empresa, estabelecendo regras e rotinas de cobranças para que elas não se percam no esquecimento. Com foco principal na atualização de controles e indicativos de desperdícios com análise permanentes desses dados, objetivando sempre uma forma de diminui-los a níveis aceitáveis ou elimina-los.

Ideia, Trabalho & Ação
MOTA, Milton Saraiva
Consultor de “chão de fábrica”
Espaço Milton Saraiva Mota –  www.mmtec.wordpress.com
E-mail – mmtec.consultoria@gmail.com
Tel – 55 85 99186 2955 (Whats’Apps) Tel: 55 64 98431 4716

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s