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Nos Estados Unidos, Europa e em alguns países da América do Sul, é muito comum você entrar em uma Loja qualquer fazer uma compra e sair com o Cartão de Fidelidade da Loja. São os CLUBES DE COMPRAS, amplamente disseminados nas lojas de varejo e atacado.

O Projeto abaixo, mostra como criar, implantar e fazer a Gestão de um CLUBE DE COMPRAS, buscando a FIDELIZAÇÃO de antigos e novos Clientes.

Esse projeto foi desenvolvido para uma empresa de LINGERIE de Frecheirinha, Ce, para alavancar e promover um volume esperado de 35% de novas vendas, baseadas na ideia de fidelização da Clientela já existente, e atração de novos CLIENTES através de premiação por volume de COMPRAS e apresentação de NOVOS CLIENTES com o uso intensivo da internet na marcação de presença, fixação da marca e, principalmente atenção e respeito ao CLIENTE.

Criamos um Estatuto de Fidelização, Registrado em Cartório, para dar maior credibilidade aos direitos e deveres de ambas as partes. A partir daí estabelecemos basicamente nesse Estatuto os seguintes benefícios para o Cliente cadastrado:

  • Cadastro e emissão de um Cartão do Clube de Compras da Empresa
  • Ser o primeiro a ser avisado de quaisquer promoções feitas pela a empresa;
  • Ter um percentual de desconto na apresentação de novos Clientes cadastrado, sem limite de quantidade;
  • Ter um desconto a cada 10 compras num período de doze meses, pela média aritmética das compras;
  • Ter prioridade no atendimento em quaisquer lojas da empresa, varejo ou atacado;

Benefícios para a Empresa:

  • Formação de um Cadastro de Clientes, acessível a qualquer momento via web ou What’sApps;
  • Possibilidade de verificação da frequência de visitas de Clientes a empresa, em quaisquer Lojas e, consequente convite a visita-la. Ex: O Cliente fez uma compra e não voltou mais, envia-se um formulário “online” para pesquisar o motivo do não retorno à Loja. Mesmo que o Cliente não responda, ele vai saber que a Loja sabe que ele existe e faz falta. Se responder, verificar os argumentos. Se houve problemas, corrigi-los e pedir desculpas e convida-lo a voltar a Loja e ser recebido por um Funcionário pré-qualificado para atender esses casos específicos (Gerente da Loja);
  • Possibilidade de atingir todo “Mailing” com mensagens, promoções em todas as datas especiais, aniversário do Cliente, informação dobre sua premiação, (por exemplo um extrato mensal d suas compras para que o Cliente veja quantas compras faltam para ele ganhar o seu prêmio) com antecedência e a baixo custo (custo de um e-mail)
  • Possibilidade de envio de Catálogo Eletrônico de novas coleções ou até mesmo de banner de lançamentos aleatórios semanais ou mensais;
  • Possibilidade de convites para visitar a URL da Empresa (Loja Virtual) a cada alteração da mesma.

Abaixo segue modelo do Cartão Clube de Compras:
Cartão Fidelidade Frente

Figura 1 Modelo para o Club de Compras da Empresa de Lingerie (Modelo meramente ilustrativo)

O ideal é que o CARTÃO CLUBE DE COMPRAS seja emitido na própria empresa e entregue na finalização da compra ao Cliente. Psicologicamente o Cliente vai se sentir mais importante e valorizado.

Caso isso não seja possível, terceirizar a emissão do CARTÃO CLUBE DE COMPRAS, enviando para a empresa de terceirização da emissão a cada 15 dias e convidar o Cliente para vir a Loja recebe-lo e fazer uma nova compra.

O registro das informações existe ou pode ser solicitado ao Gestor do Software utilizado pela empresa, bastando para tanto que sejam feitas as adequações necessárias. O importante é que o Cadastro esteja disponível online para todas filiais, para que o CLIENTE seja beneficiado nas compras realizadas em qualquer filial.

Também pode ser utilizado um Banco de Dados do Acess.

De qualquer forma as informações necessárias para obtenção do sucesso deste Projeto são:

  • Nome
  • Endereço
  • CEP
  • Telefone
  • What’sApps
  • E-mail
  • Data de Nascimento
  • Quantidade de Filhos
  • Registro de compras com data e valor de cada uma
  • Registro de Indicações

De posse dessas informações é possível massificar informações, quando necessárias através de um disparador de e-mails a cada evento, tipo

  • Promoções
  • Lançamentos de Coleções (Catalogo Virtual)
  • Lançamentos avulsos (Banner Virtual)
  • Datas Especiais (Dia da Mulher, Dia da Criança, Dia dos Pais, Carnaval, Natal, Ano Novo, Páscoa e outras)
  • Aniversário
  • Agradecimento pelas Compras Realizadas
  • Extrato mensal do Clube de Compras e de Indicações Cadastradas

A implantação desse Projeto exige dedicação total de uma operadora que deverá receber treinamento e acompanhamento operacional e de “cal center”.

Os equipamentos necessários são os seguintes:

  • Computador com as seguintes características:
    • HD 500 T
    • Memória RAM acima de 100 mb
    • Sistema de Gestão de Cadastro (Software de Gestão)
    • Sistema de telefonia via WEB (What’sApp – Viber – Skype)
    • Internet de boa qualidade.

Como em todo Projeto, o resultado final será bom ou ruim, sucesso ou fracasso, se não for dada a devida dedicação a obtenção de resultados. Cada detalhe deve ser seguido, mesmo que em princípio pareça desnecessário. O que faz qualquer Projeto fracassar é única e exclusivamente, a pratica de desvios do planejado, criação de atalhos (gambiarras), improvisações e pressa nos resultados.

Coloco-me a inteira disposição para quaisquer outros esclarecimentos por telefone 85 99186 2066 – What’sApp  – 55 64 98431 4716  – mmtec@hotmail.com.

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