Home

Se não sabe como implantar é melhor não começar.

Uma das maiores dores de cabeça dos atuais Diretores, Gerentes, Gestores e Líderes de Produção é o estabelecimentos de regras justas, claras e transparentes para pagamento do Prêmio de Produção.

Um Líder de Produção para motivar uma Equipe leva um bom tempo, para desmotiva-la, “basta o uso de uma palavra ou atitude errada no momento errado”. Normalmente, o trabalho de recuperação da Equipe de Produção desmotivada, pode levar meses, até que a confiança se reestabeleça.

O que é Prêmio de Produção?

O Prêmio de Produção nada mais é que um “bônus” pago pela superação da meta de produção, (breakeven point) ou ponto de equilíbrio financeiro da empresa já com a margem de lucro embutida, estipulada para cada Equipe de Produção, meta essa calculada de acordo com o estudo de tempos e movimentos de cada modelo, que pode ser paga por dia, por semana ou por mês. Esse prêmio pode ser dividido em duas partes:

  • Prêmio por Equipe
    • Pago igualitariamente a todos os membros da equipe, baseada na regras pre-estabelecidas com as condições para o recebimento do prêmio.
  • Prêmio por Eficiência Individual
    • Pago individualmente sobre a eficiência individual (minuto trabalhado), baseada na regras pre-estabelecidas com as condições para o recebimento do prêmio.

Qual os objetivos para o pagamento do Prêmio de Produção ?

Motivar as Equipes de Produção a superarem seus próprios limites, fazendo com que a produtividade aumente, significativamente, diminuindo o absenteísmo, criando uma competitividade sadia entre as Equipes de Produção, promovendo o aumento da auto-estima dos membros das Equipes.

Pré requisitos para implantação do Prêmio de Produção 

  • Regras claras, simples, transparentes e objetivas para o estabelecimento das metas diárias, semanais ou mensais.
    • A regra básica é: 528 min – 20% = 422,40 onde 422,40 min / TP * NO = Meta Dia
      • 528 = Minutos trabalhados dia
      • 20% = Concessões (Banheiro – Troca de Linha – Quebra de Máquina – Beber Água – Estafa)
      • 422,40 min = Tempo Líquido Trabalhado
      • TP = Tempo Padrão (Tempo de confecção do modelo a ser fabricado)
      • NO =Número de Operadoras da Equipe de Produção, inclusive Auxiliares e Líder
  • Regras claras, simples, transparentes e objetivas de como alcançar as metas estabelecidas. Que devem ser discutidas com todos os membros das Equipes de Produção e acordadas entre ambas as partes sem nenhuma dúvida.
    • Por exemplo: Em quais circunstâncias, quem falta sem justificativa ou chega atrasado pode continuar recebendo o Prêmio de Produção?; Em quais circunstâncias que falta com abono médico continua recebendo Prêmio de Produção?; Recebimento de pensões, acompanhamento de menor ao médico, etc…
  • Montagem de mais de uma Equipe de Produção para fomentar a competitividade, com escolha do nome e símbolo da Equipe, escolhido pelos membros por votação direta entre eles.
  • Estudo de Tempos e Movimentos de todos Produtos por Operação (Engenharia de Produção)
  • Rota de Fabricação (Sequência Operacional)
  • Layout das Equipes (Engenharia de Produção)

Sistema de Informações da Produção em Tempo Real 

Um eficiente sistema de informações da produção em tempo real, que abranja todas as Equipes de Produção da empresa, dispensa as cobranças indesejadas por todos porque informa em tempo real qual a meta por Equipe, quanto a Equipe já produziu até aquele momento e a quanto falta para atingir  a meta do dia, da semana  e do mês.

Facilita sobremaneira a vida do Líder de Produção ou Encarregado da Equipe pois lhe proporciona a tomada de de decisões sobre os resultados alcançados a cada medição, dando-lhe tempo para a tomada de decisões no momento em que o fato acontece. Por exemplo: se em determinado momento do dia a Equipe não consegue atingir a meta ele pode criar soluções alternativa ou mudar caminhos para que isso aconteça.

É usual que as Informações da Produção em Tempo Real sejam feitas a cada duas horas, ou seja bi-horária, mais nada impede que seja horária ou com qualquer outra divisão de tempo. Para tanto existem pelos menos duas formas de expor essas informações:

Manualmente

  • A coleta de dados e feita manualmente e anotada em um quadro de avisos dentro da área de produção com acesso visual para todas as Equipes de Preodução.
  • Tabela WordPress

Eletronicamente

  • Sistema de Informações da Produção em Tempo Real – Bi-horário, com todas informações sobre as metas, quantidades produzidas a cada duas horas, percentuais de produção alcançados por Equipes de Produção e, informações sobre aniversariantes do dia, informações administrativas, sobre qualidade e motivacionais. Funciona com monitor ou TV de 50″ com um Software dinâmico e interativo, fazendo com que as informações sejam repetidas várias vezes entre intervalos com mudanças de tela automáticas em looping.
  • Sistema de Informações em Tempo Real

    Sistema de Informações em Tempo Real

Desnecessário afirmar os `malefícios , transtornos e desmotivação que podem trazer a suspensão ou mudanças de regras do Prêmio de Produção. Para implantá-lo tenha certeza de que a possibilidade de paga-lo é real.

Contatos

What’App: 55 85 9186 2966 – Tel: 55 64 98431 4716

Barra de empresas .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s