Home

“A Automação de Processos” no segmento de lingerie é hoje uma realidade incontestável com ganhos em custos, qualidade e, principalmente em produtividade”

Tenho realizado Consultorias em indústrias de lingeries “Dia & Noite”, praticamente em todo território nacional nos últimos 24 anos, e acompanho a transformação e avanços tecnológicos alcançado por esse setor

.            Posso afirmar sem nenhuma sombra de dúvidas, quando aplicados racionalmente e com um planejamento adequado, as automações de processos de produção, para esse segmento, podem superar qualquer expectativa de aumento de produtividade em muito do mais do imaginável, reduzindo custos e melhorando a qualidade do produto fabricado. Essa automação deve ser iniciada, quando possível, sempre pela “sala de corte” através da implantação de “sistema eletrônico de corte, com os modelos oferecidos pelo mercado e, hoje financiados pelos diversos órgãos governamentais, com uma certa facilidade e a juros de até 3% ao ano com 10 anos para pagar, além de financiamentos próprios de algumas empresas vendedoras desse equipamento. Reduz a necessidade pessoal para apenas dois operadores para todo o processo de corte.

Esses equipamentos consistem em, Sistema CAD para Encaixe, Plotter para riscos, Mesas de Corte Insufladas para enfestos, Enfestadeira Eletrônica com tração positiva, alinhamento de aureola, Controle de saída do tecido e corte de folhas automático, que evitam a necessidade de se colocar o tecido para “descansar” por 72 horas antes de cortar, mesmo que em sua composição possua percentuais de elastômeros em qualquer percentual.

O ganho de uma sala de “corte eletrônico” é conseguido através de:

  • Enfestamento sem necessidade de “descanso de tecidos” (utilização de enfestadeira eletrônica com tração positiva e com regulagem de arrasto.)

  • Redução do consumo de matérias primas, melhor encaixe por ocasião do risco.

  • Redução do quadro de pessoal

  • Melhor velocidade de corte. (80 m/min)

  • Redução da área física do corte.

  • Substancial melhoria da qualidade do corte

Na área de produção (costura), em quase todos processos, com a utilização de equipamentos de automação, deixam de precisar daquela costureira habilidosa para precisar de uma operadora habilidosa, Os “processos de automação” assumem o controle efetivo do equipamento em uso permitindo a Operadora apenas dirigir o equipamento. As paradas da máquina são automáticas, a velocidade é controlada pelo processador do sistema e o descarte é feito automaticamente. Esses sistemas de automação podem ser adaptados em máquinas existentes em sua linha de produção, sem nenhuma necessidade de novas aquisições. Automatizam: overlock’s; Interlock’s; Ponto cadeia; Overgal; Zig-zag’s; Galoneiras; BT’s e outras.

O medo do desconhecido ainda é aqui no Brasil, um grande, se não o maior empecilho para o advento de novas tecnologias, que por certo nos colocarão em pé de igualdade para competir nesse novo mercado globalizado. Instalei esses equipamentos em grandes e pequenas indústrias de lingerie conseguindo um aumento de produtividade acima do esperado que era de 40%,(quarenta por cento), com redução de desperdícios de linhas, elásticos e vieses, após três meses de implantação e treinamento. A conscientização em todos os níveis da administração da produção se faz necessária desde  a Gerencia de Produção, Líderes e Encarregados de Produção antes de se chegar as operadoras. A transformação de Células de Produção em Equipes de Produção (com nome, simbolo, identificação visual de cada operadora e bastante motivação)fará com que se crie uma competitividade sadia entre as Equipes, onde todos têm somente como objetivo: atingir as metas com  qualidade e ganhar o tão almejado prêmio de produção. A implantação do Sistema de Informações da Produção em Tempo Real é imprescindíveis para a motivação e o resultado quantitativo final da produção

Consulte-nos sobre custos e disponibilidade para todo território nacional.

Sistema de Informações da Produção em Tempo Real
Sistema de Informações em Tempo Real Consulte-nos sobre disponibilidades para todo território nacional. 

Milton Saraiva Mota
Consultor de “chão de fábrica”
WhatsApp: 55 85 9186 2066
Tel: 55 64 98431 4716

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s