Home

A utilização da informática no “chão de fábrica” para a motivação de suas equipes, com informações sobre metas e percentuais alcançados em tempo real, vem ganhando adeptos pelo mundo inteiro.

DSC01288 DSC01289

Essas informações têm como objetivo motivar e provocar um nível de competitividade entre as equipes de forma  a obter um ganho de produtividade cada vez mais crescente e permanente ao longo de toda a atividade de produção.

Para a implantação desse sistema é necessário um planejamento amplo envolvimento RH – Trabalhando o absenteísmo –   PCP – Planejando a produção –  Engenharia de Produção – Fazendo estudos de tempos e movimentos, layout’s e dimensionando metas para o estabelecimento do prêmio de produção – Gerencia de Produção – Planejando a produção e coordenando os Líderes –  Líderes de Produção e Operadoras de Produção – Motivando e  buscando atingir as metas. Além disso é fundamental, que o ambiente de produção esteja adequado de acordo com as normas técnicas no que diz respeito a assentos, iluminação, ventilação e higiene.

DSC01278 DSC01279

Esse “Sistema de Informação em Tempo Real” é feito com a implantação de monitores de 55 polegadas, estrategicamente colocados à frente de equipes ou grupos de equipes, de modo que sua visualização seja facilitada. As informações são geradas a partir de um computador, exclusivo para esta função, com a utilização de software ou planilha eletrônica onde são informados metas por equipe, volume produzido a cada duas horas (ou no tempo desejado, desde que nunca seja superior a duas horas)  e percentual alcançado da meta pretendida. Isso de forma clara com letras de no minimo 150 mm para facilitar a visualização e leitura por parte das operadoras(es). Deve-se ainda utilizar esse veículo de publicidade para a motivação das operadoras postando mensagens de aniversariantes do dia, temas sobre qualidade, parabéns e agradecimento por atingimento de metas e outras informações que não desviem a atenção das operadoras (es) ou cause polêmicas ou discussões.

DSC01285

DSC01284

Quando bem gerenciado,   “Sistema de Informação em Tempo Real” pode provocar um aumento de produtividade, já nos primeiros sessenta dias de até 10%. O crescimento contínuo dependerá da forma como o sistema será conduzido.

É fundamental que as informações sejam postadas, sempre nos mesmos horários de forma rotineira, para não causar descrença no sistema. O sistema tem que ser confiável e, ele somente o será, se as informação divulgadas forem precisas e reais.

Solicite u,m Arquivo DEMO para visualização,

M&M Assessoria Técnica para Confecções S/C
Ideias, Trabalho & Ação
Milton Saraiva Mota
Consultor de “chão de fábrica”
mmtec@hotmail.com
55 85 9186 2066 What’sApp – 33 64 98431 4716

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s