Home

Supervisor de Qualidade

0 Supervisor de Qualidade promove o acompanhamento da qualidade, dentro do processo produtivo, seguindo um planejamento de ações pré-estabelecidas e normatizadas, buscando a excelência da qualidade.

Função

Desempenhar e desenvolver processos de acompanhamento da qualidade, estabelecer níveis de qualidade aceitáveis pelo mercado consumidor e de acordo com o solicitado pelos clientes compradores.

Objetivos

Estabelecer a excelência da qualidade como objetivo maior para a manutenção e conquista de novos clientes.

Abrangência do Cargo

Função totalmente independente e autônoma recebendo instruções e relatando fatos apenas ao seu superior imediato, Gerente de Qualidade, com discrição e respeitando as normas pré-estabelecidas de comportamento profissional.

Operacional

Métodos

Controle da Qualidade

O controle da qualidade implantado nas industrias brasileiras a partir de 1960, consistia apenas na verificação final da qualidade do produto, descartando ou consertando os não conformes.

Acompanhamento da Qualidade

A partir de meados dos anos 60, a preocupação com a qualidade final do produto migrou e ampliou-se para a preocupação de se fornecer um produto ao mercado com qualidade total.

Entende-se por qualidade total a excelência da qualidade, para tanto o acompanhamento da qualidade foi implantado desde a qualidade da compra, fornecedores, industrias, produção, qualificação de mão de obra, máquinas, equipamentos, armazenamento, embalagem, entrega,produto e pós venda.

Consiste pois o acompanhamento da qualidade, o aferição passo a passo desde a a compra até a entrega e o pós venda dos produtos confeccionados.

Rotinas para o acompanhamento da qualidade

As Supervisoras de Qualidade devem ser treinadas para fazerem  abordagem na linha de produção atentando para:

  1. Acompanhamento da qualidade da costura por amostragem, operação por operação
  • Qualidade do ponto
  • Quantidade de pontos por centímetro
  • Enrugamento do tecido
  • Estiramento do tecido
  1. Acompanhamento da qualidade das partes prontas
  • Palas
  • Bojos
  • Alças
  • Frentes de calcinhas
  • Costas de calcinhas
  1. Verificação da qualidade nas peças prontas
  • Verificação das costuras de montagem
  • Nivelamento das partes
  • Acabamentos
  1. Inspeção da qualidade final para a embalagem
  • Visão geral da peça comparando-a a peça piloto
  • Verificação de possíveis defeitos

Da preparação

Montagem

Acabamento

Metas para as Supervisoras de Qualidade

Solicitar ao setor de Tempos e Movimentos estudo de tempo para definição das metas para as Inspetoras de Qualidade.

Metas para as Inspetoras de Qualidade Final

Solicitar ao setor de Tempos e Movimentos estudo de tempo para definição das metas para as Inspetoras de Qualidade.

Prêmios de Produção da Qualidade

O critério para pagamento do prêmio de produção para as revisoras e inspetoras de qualidade deve ser baseado na não devolução de produtos pelos clientes, tendo como motivo a qualidade.

No caso de devolução de produtos com defeitos de fabricação ou de matérias primas, identifica-se, através das etiquetas de revisão ou inspeção, as revisoras e inspetoras envolvidas no processo, excluindo-as do prêmio daquele mês.

“Não se paga prêmio de produção ao pessoal envolvido na qualidade. Paga-se prêmio pela qualidade dos serviços.”

M&M Assessoria Técnica para Confecções S/C
Ideias, Trabalho & Ação
Milton Saraiva Mota
Consultor de “chão de fábrica”
mmtec@hotmail.com
55 85 9186 2066 What’sApp – 55 64 98431 4716
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s