Home

Tenho acompanhado, nos últimos vinte anos, o vertiginoso desenvolvimento de equipamentos, máquinas e acessórios, eletro, eletrônicos e pneumáticos para a industria de confecções, além de softwares específicos para a automação nesse segmento.

Via de regra, a utilização destes equipamentos traz um ganho de produtividade, dependendo do segmento, entre o mínimo de 40% a 60% podendo, em alguns casos, ultrapassar essa marca.

A utilização desses equipamentos deve ser precedida de uma amplo estudo de viabilização de seu uso, preparação dos Gerentes de Produção, Líderes de Produção e futuros operadores, para que eles assimilem e entendam as vantagens do uso desse equipamento.

Não se pode simplesmente implantar uma Célula de Produção automatizadas eletronicamente sem um preparo da equipe que vai opera-lo, desde a Manutenção, Operadores(as), Lider de Produção, Gerente de Produção, PCP, Tempos & Métodos etc…

O que pode ser feito com o referido equipamento?

Eliminar operações manuais; controlar o desperdício à niveis aceitaveis; eliminar e reduzir tempos; eliminar medições de costuras; diminuir a estafa dos operadores; diminuir o consumo de enrgia em 60%, diminuir os níveis de ruidos, já que os motores eletrônicos somente funcionam no momento em que se pisa no pedal; e, principalmente, diminuir substancialmente o tempo padrão de cada modelo.

A economia de escala obitida com esse sistema, proporciona maior rapidez na entrega do produto, pela diminuição do “lead time” do produto, dimuindo o tempo de faturamento e obviamente gerando o capital de giro com maior rapidez.

E imprescindivel  para a implantação desse sistema, que a alta Gerencia esteja consciente de suas vantagens e imbuída na ajuda de sua implantação. Em nenhuma hipótese recomenda-se que a implantação seja feita em partes. Ela deve sempre ser feita por Célula de Produção, dentro da sequência operacional da peça. É recomendável que a Célula de Produção para a implantação desse sistema, tenho no máxino sete operadores(as) que deverão entregar o produto pronto. Não existe necessidade de auxiliares de costura para esse sistema.

A implantação do sistema não necessita de parada da linha de produção e, o retorno do capital investido é de 120 dias, e o aumento dos niveis de produtividade se estabiliza em seu nível máximo em 30 dias.

Esse sistema utiliza equipamentos eletrônicos, CPU, Painel, Softwares de Produtos, Conjuntos Pneumáticos e Guilhotinas para descartes, Levantadores de calcadores, Aparelhos de embutir correntinha, Aparelhos de corte de correntinha, Motores eletronicos de 5.500 rpm e, treinamento das (os) operadores no sistema.

Abaixo alguns links para a visualização de automações:

Lingerie

Cuecas
M&M Assessoria Técnica para Confecções S/C
Ideias, Trabalho & Ação
Milton Saraiva Mota
Consultor de “chão de fábrica”
mmtec@hotmail.com
55 85 9186 2066 What’sApp – 55 64 98431 4716
Seguir @mmtec1

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s