Home

 

Nada é tão bom que não possa ser melhorado 

Se você tem em sua empresa, alguém que você julga indispensável para que ela funcione, dispense-o” 

Na moderna administração já não cabe ações e pessoas centralizadoras. A administração, em qualquer nível deve ser honesta, transparente e democrática.

A maior ferramenta para se transformar funcionários em parceiros é a informação.

“A informação gera envolvimento e o envolvimento gera compromisso”

Quanto mais informações sobre necessidade de entregas, peças vendidas, necessidade de faturamento e até de investimentos futuros, mais comprometimento haverá em alcançar metas.

Já se foi o tempo em que as empresas eram fechadas e somente algumas pessoas tinham acesso as informações administrativas chamadas de “confidenciais” tais como volume de vendas e informações financeiras etc.

Hoje, para haver um comprometimento de parceria entre empresa e empregados e preciso que estas informações, sejam partilhadas o máximo possível. É claro que a empresa não precisa abrir seus arquivos financeiros escancarando-os para todos. Essas informações, principalmente as financeiras, devem ser partilhadas dentro da área de interesse.

Estive em uma empresa em que havia um painel, na área de produção, onde estavam relacionados os volumes vendidos por modelo e seus respectivos prazos de entrega. Questionei o fato junto a Gerencia Industrial o porquê dessa informação, e a resposta foi “nossos parceiros internos precisam saber quanto trabalho têm pela frente”.

Essa informação ajuda a formar uma consciência coletiva no sentido do comprometimento com as metas e objetivos a serem alcançados, além de criar um sentimento de importância e autoestima pessoal e a certeza de segurança e estabilidade no trabalho, obtendo-se assim um ambiente propício a eventos que ocasionem o aumento da produtividade.

Além de tudo isso, as empresas precisam investir no aprimoramento e qualificação da mão de obra utilizada, através da reciclagem de seus funcionários com cursos de aperfeiçoamento “in fábrica” ou nas entidades como SENAI, Sindicatos Patronais e Federações de Indústrias.

Isso é compulsório, se não for feito agora o será mais tarde com gravíssimos prejuízos para a empresa e seu desenvolvimento.

Nenhuma organização nos dias de hoje não sobreviverá se não tiver parceiros internos, bem informados das metas e objetivos da empresa.

É muito fácil avaliar essa necessidade. Você, como dirigente, faça a si mesmo a seguinte pergunta: “O que meus Gerentes, Encarregados ou Supervisoras fizeram nos últimos três anos, como iniciativa pessoal, para a melhoria da qualidade de nossos produtos ou aumento da produtividade?”

Se eles tiverem mais de cinco anos na empresa, provavelmente “quase nada”. Sabe por quê? Eles envelheceram no processo. Eles entraram numa área chamada de “zona de conforto”, onde o pensamente é aquele, em que” time que está vencendo não se mexe”. (vencendo o que?)

Ora, time que estar vencendo se mexe sim. “Nada é tão bom que não possa ser melhorado”

O alcance da melhoria da produtividade é um processo permanente e contínuo de aperfeiçoamento tecnológico onde perseguição da  eliminação de tempos e movimento é infinita e primordial para a redução de custo e permanência no mercado, cada vez mais competitivo e globalizado.

Olhe para a concorrência, o que ela está fazendo, veja as novas tecnologias que dia a dia chegam ao mercado, reduzindo tempos e movimentos na confecção de produtos e cada vez mais, reduzindo custos através da substituição de processos manuais por mecânicos.

Provavelmente seu pessoal a nível de gerência, não foi qualificado com reciclagem profissional e/ou não fez nenhum curso de capacitação, em todo o período em que estar na empresa.

Com que frequência eles têm acesso a informações sobre desenvolvimento tecnológico?

Que ambientes frequentam para troca de informações (feiras de tecnologias para confecção, palestras profissionalizantes e, outras)

Pense nisso e aja rápido. Ainda há tempo.

M&M Assessoria Técnica para Confecções S/C
Ideias, Trabalho & Ação
Milton Saraiva Mota
Consultor de “chão de fábrica”
mmtec@hotmail.com
55 85 9186 2066 What’sApp – 55 64 98431 4716
Seguir @mmtec1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s