Home

A prática da inovação pode ser realizada por um novo método de processo, de atendimento ao cliente ou até algo mais simples, desde que resulte em ganhos de produtividade.
A inovação vem sendo difundida como fundamental para a sobrevivência e sucesso de empresas no mercado globalizada.

Por onde começar?

O primeiro passo deve partir da alta direção da empresa com a criação de ambiente e espaço propício dentro de sua empresa. De nada adianta a preocupação em inovar se não existe na empresa uma consciência formada para incentivar a prática da inovação.

Para a criação de uma cultura da prática de inovação, é fundamental que alguns passos sejam dados:

  • Incentivar a colaboração de todos na empresa eliminando as barreiras de hierarquia.
  • Reconhecer, publicamente, àqueles que prezam pela colaboração e pela implementação de novos métodos e praticas para a inovação.
  • Evitar  o uso excessivo de regulamentos isso pode atrapalhar ou frear o processo de inovação.

Quem será o “Gerente de Inovação”

Depois de cumprir os pontos acima mencionados e criar um ambiente propício à inovação, a alta gerencia, assumirá um papel vital para que os resultados comecem a surgir. Os tomadores de decisão devem patrocinar, analisar, e incentivar novas idéias e práticas, oriundas do “chão de fábrica” ou da própria gerencia, todos autores atuantes do processo de inovação.

A gerência deve zelar pelas equipes que trabalham, sempre de forma integradas, com toda a colaboração entre eles, sem barreiras ou restrições de comunicação, fazendo com que os funcionários, de forma democrática, tenham acesso à alta gerencia, estimulando o surgimento de novas idéias, o que aumenta a motivação da equipe.

Viabilização, onde buscar ?

O maiores desafio do gestor ao implantar um processo de inovação é o investimento necessário. Sua viabilização, porém, não é mais uma tarefa tão complexa. O Governo conta atualmente com uma série de iniciativas de fomento à inovação, assim como recursos disponíveis do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Buscar esses e outros parceiros é sempre importante. Já internamente é preciso encarar o processo de inovação como uma iniciativa de diferentes etapas de aprendizado e investimento. Assim, os gastos devem ser mensurados a partir de métricas ligadas a todo o planejamento da inovação.

Começando a Inovar

Na era da colaboração e da globalização, na qual vivemos atualmente, com a difusão cada vez maior de conceitos de comunidades de prática e o compartilhamento de conhecimento via internet, via redes sociais, a troca de informações se torna essencial para inovar. A inovação não mais se dá entre quatro paredes, mas sim por meio de um processo de colaboração com atores de diferentes áreas.

Assim, ter uma cultura voltada à troca de conhecimento com fornecedores, universidades, laboratórios, indústrias, empresas e demais organizações é cada vez mais importante. Por meio desta troca de conhecimento com atores dos mais diferentes ramos é possível inovar no seu setor de uma maneira que você não imaginaria sozinho.

Onde buscar parcerias

Internamente deve-se incentivar e motivar a participação de funcionários de todos os setores da empresa, escutando-os e dando-lhes créditos para cada sugestão ou idéia apresentada.

Externamente deve-se buscar parcerias, com pessoas experientes, universidades e empresas  de consultorias de “chão de fábrica”, informações na internet  e nas redes sociais etc…

M&M Assessoria Técnica para Confecções S/C
Ideias, Trabalho & Ação
Milton Saraiva Mota
Consultor de “chão de fábrica”
mmtec@hotmail.com
55 85 9186 2066 What’sApp – 55 64 98431 4716
Seguir @mmtec1

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s