Home

Células de Produção. Avanço na Produtividade
– De todos os processos e métodos de produção, aquele que mais premia a produtividade é a criação de Células de Produção. Entretanto alguns cuidados devem ser tomados para que se consiga sucesso no aumento da produtividade com a qualidade desejada.
– É fundamental que a implantação desse sistema seja feita por um profissional habituado a trabalhar com planejamento e com estudos de Tempos e Movimentos (MTM) .
– Para a implantação do sistema de Células de Produção, é necessário adotar várias medidas antecipadamente: ter um Planejamento e Controle de Produção atuante, com Fichas Técnicas bem elaboradas; ter Rotas de Fabricação bem montadas de forma a saber de antemão das necessidades de equipamentos e mão de obra a ser empregada na Célula de Produção, além, é claro, de ter operadoras treinadas e afinadas com cada operação necessária para a formação e andamento da Célula de Produção.
– Outros cuidados devem ser observados, tais como:
a) Espaço Físico – Deve ser amplo, de acordo com o tamanho da Célula de Produção a ser implantada, bem iluminado (recomenda-se 500 lumens no posto de serviço); bom sistema de ventilação (preferencialmente natural); e, limpo.
b) Equipamentos – Além das máquinas determinadas pela rota de Fabricação, devem ser considerados: assentos de altura regulável para as operadoras; cavaletes de descartes (ou outro equipamento)
c) Mão de obra (Operadoras) – As operadoras devem ser treinadas para múltipla função para que se faça uma rotatividade periódica de funções, evitando os movimentos de efeitos repetitivos e suas conseqüências. O ideal é que a cada semana seja feita essa rotatividade alternando-se os postos de serviços entre si.
A Montagem das Células – Deve ser precedida do estudo de Tempos e Movimentos e da montagem da Rota de Fabricação estabelecendo o fluxo de produção sem interrupções. A quantidade de maquinas e equipamentos da Célula de Produção , será sempre determinada pela Rota de Fabricação, considerando sempre o percentual de eficiência de cada operadora.
– As principais vantagens que podem ser citadas no processo produtivo por Células de Produção, são:
a) Estímulo ao trabalho em equipe. Como a produtividade de cada célula é pré-determinada quantitativamente, acabam-se as disputas pessoais e criam-se condições para as disputas para o alcance de metas por equipe;
b) Melhoria da uniformidade da qualidade e da produtividade. Como já foi dito, os níveis de produtividade são pré-determinados no estudo de Tempos e Movimentos e postos em prática através da Rota de Fabricação, com isso, existe uma preocupação natural em acompanhar a qualidade. Esse trabalho é feito através da conscientização e treinamento das operadoras para que , passo a passo, verifiquem a qualidade daquilo que estão fazendo.
c) Melhoria do ambiente de trabalho estimulado pela parceria no trabalho em equipe. Os conflitos pessoais são minimizados quando o objetivo é comum. (Metas a alcançar)
– O ideal é que as Células de Produção sejam montadas por famílias de produtos. Ex: Camisetas, regatas, etc…;Calças, bermudas, shorts, etc…
– Alguns fatores podem atrapalhar o desempenho das Células de Produção. Por exemplo, manutenção de equipamento inadequada, quebra de equipamento, falhas de planejamento, etc… Entretanto, se houver um planejamento prévio, sério e comprometido em atingir as metas propostas, esse é o melhor método para se alcançar tais metas. Tem-se verificado um aumento de produtividade considerável e estimulante quando do uso de Células de Produção
– Para o sucesso absoluto, aumento da produtividade com qualidade, toda a fábrica deverá estar envolvida no processo de produção, (planejamento (PCP), modelagem, risco, corte, separação, preparação e produção) desde a concepção do produto objetivando a facilitação da produção, até a expedição final.

M&M Assessoria Técnica para Confecções S/C
Ideias, Trabalho & Ação
Milton Saraiva Mota
Consultor de “chão de fábrica”
mmtec@hotmail.com
55 85 3055 0808 – 55 85 8752 4797

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s