Home

              

Hoje com os avanços tecnológicos, o tráfego de informações, com confiabilidade, pode ser obtido através de uma simples leitura de código de barras. È possível rastrear a produção passo a passo.

Ø                   A função do (PCP) Planejamento e Controle da Produção deixou de ser “Planejar e Controlar”. Passou a ser “Planejar e Acompanhar a Produção e Qualidade”.

Ø                   Esse acompanhamento permite-nos, usando meios tecnológicos que hoje dispomos, a antevisão de vários problemas que podem ocorrer durante o processo produtivo, permitindo ainda soluções alternativas imediatas.

Ø                   Dentre esses vários problemas mais freqüentes, podemos citar os sub ou super dimensionamentos da produção, células de produção mal estruturadas, e outros de menor importância que mesmo assim são detectados com a informação em tempo real.

Ø                   A questão é que sem esse recurso, informação em tempo real, tais problemas seriam detectados ao longo de uma jornada de trabalho ou somente após ela, perdendo-se aí um enorme tempo de produção. Com a informação em tempo real e com um PCP vigilante, essa detecção pode ser feita em tempo real, quando o problema se mostra, e resolvido nesse mesmo tempo com soluções imediatas e precisas, na maioria das vezes sem necessidade de parada da célula de produção. Nesse caso a perda de tempo é quase insignificante.

Ø                   Já a aferição da produtividade de cada célula pode ser obtida, analisadas e avaliadas pelos cronoanalistas de modo que o planejamento possa ser, modificado ou alterado, se for o caso. O que é muito importante para a obtenção de uma previsão de resultado final bem próximo da realidade.

Ø                   Vale salientar, que quando falamos de acompanhamento em tempo real ou de informação em tempo real, estamos falando de informações em tempo real de cada departamento ou setor da empresa, desde a emissão de ordens de fabricação até a expedição final e faturamento. Esse tráfego de informações deve ser gerido pelo PCP (Planejamento e Controle da Produção) através de uma rede de informações confiável e segura. Nessa rede não podem existir margens para erros. Essas informações devem ser geridas pelo Encarregado do Setor ou por uma outra pessoa indicada por ele, sob sua inteira responsabilidade. Quando totalmente informatizada essa rede de informações torna-se perfeitamente confiável vez que as “leituras”, de modelos, quantidades, tamanhos e cores, são feitas através de código de barras utilizando software próprio.

Ø                   Para que a funcionalidade do processo de acompanhamento em tempo real seja possível é necessário que o Gerenciamento da Produção seja participativo, transparente e democrático. Que todos os membros do setor produtivo estejam imbuídos da partilha de informações entre si de forma que o processo de visibilidade das informações seja permanente e imune a contra-tempos de qualquer natureza, Qualquer falha ou ausência de informações pode causar danos consideráveis ao planejamento e ao processo como todo.

M&M Assessoria Técnica para Confecções S/C
Ideias, Trabalho & Ação
Milton Saraiva Mota
Consultor de “chão de fábrica”
mmtec@hotmail.com
55 85 3055 0808 – 55 85 8752 4797

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s